Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pavê de maracujá



Ingredientes:
200 g de biscoito maisena (1 pacote)
1/2 litro de creme de leite fresco batido com
3 colheres de sopa de açúcar em ponto de chantily
100 g de chocolate cobertura ao leite ralado no ralo grosso
creme de maracujá:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1/2 xícara de chá de suco de maracujá concentrado
cobertura de maracujá:
1/2 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de suco de maracujá
1 xícara de chá de açúcar refinado
2 colheres de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de sementes de maracujá

Modo de preparo:
Creme de maracujá:coloque num refratário o leite condensado, junte o creme de leite e misture muito bem. Em seguida, acrescente o suco de maracujá e misture delicadamente ate obter uma mistura homogênea. Deixe o creme descansar por 30 minutos ou ate que esteja bem firme. Empregue em seguida.Cobertura de maracujá:leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre, ate ferver e engrossar ligeiramente. Deixe esfriar e empregue sobre o pavê no momento de servir.

Para decoração:
250 g de chantily batido
Montagem do pavê:
monte este delicioso pavê numa taca de pé alto iniciando com uma camada de chantily, biscoitos de maisena, creme de maracujá e chocolate ralado ate terminarem todos os ingredientes, sendo a ultima camada de chantily. Leve a geladeira por 8 horas ou de um dia para o outro. No dia seguinte decore com chantily e a cobertura espelhada de maracujá.
Enviada por:
Cheff de cozinha: Alvaro Rodrigues

Pavê de banana


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
8 bananas nanicas
2 pacotes de bolacha tipo maizena
200g de ameixa preta
chantily para decorar

Modo de Preparo:
Cozinhe a ameixa com açúcar e solte o caroço. Pique as ameixas.Cozinhe o leite condensado na panela de pressão por 40 minutos. Após esfriar, coloque numa tigela e acrescente as 8 bananas amassadas, as ameixas picadas e misture bem até ficar um creme homogêneo.Umedeça as bolachas com leite. Num pirex arrume as camadas: bolacha, creme, bolacha, creme termine com bolacha (nesta última camada não umedeça as bolachas).Cubra com chantily e decore com tiras de ameixa.Leve à geladeira por duas horas antes de servir. Fica melhor se servir no dia seguinte.
Enviada por:
Mônica

Pavê bombom de morango

Ingredientes:
Creme:
1 colher (sopa) de manteiga
2 latas de leite condensado
2 caixas de creme de leite (250g) cada

Cobertura:
250g de chocolate ao leite derretido
04 caixas de morango

Modo de Preparo:
Coloque os morangos num refratário, lavados e secos. Espalhe por cima o creme (levar ao fogo o leite condensado/creme de leite/colher {sopa} de manteiga - mexer até obter uma consistência não muito dura), e por cima do creme, espalhe o chocolate derretido em banho-maria. Enfeite com alguns morangos, levar à geladeira o tempo necessário para endurecer o chocolate, e se preferir, sirva em temperatura ambiente ou geladinho. Depois é só esperar os elogios.

Enviada por:
Ana Cris

Bavaroise de Chocolate Com Calda de Frutas Vermelhas


Ingredientes:
- 750 ml de leite integral

- 1 fava de baunilha cortada ao meio (no sentido do comprimento) ou 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

- 300 g de chocolate amargo ou chocolate ao leite sem açúcar

- 1 colher (sopa) de café solúvel

- 2 colheres (sopa) de rum

- 10 gemas

- 5 colheres (sopa) de adoçante em pó

- 6 folhas de gelatina incolor e sem sabor ou 1 pacotinho de gelatina sem sabor e incolor em pó (12 g)


Frutas Vermelhas

- 250 g de morango

- 120 g de framboesa

- 120 g de amora

- 250 ml de vinho branco doce para sobremesa


Chantilly

- 250 ml de creme de leite light

- 1 colher (sopa) de adoçante em pó

- 1 colher (café) de extrato de baunilha


Modo de Preparo:
Numa panela ferva o leite integral com a fava e a essência de baunilha durante 10 minutos.Enquanto isso, em banho-maria derreta o chocolate amargo e reserve.Dissolva o café solúvel no leite ainda quente e acrescente o rum. Reserve.Numa batedeira coloque as gemas e o adoçante em pó e bata bem.Derrame sobre as gemas o leite quente e bata por mais 1 minuto. Volte o conteúdo para a panela, acenda o fogo (baixo) novamente e aqueça até obter uma consistência cremosa. (OBS: é muito importante nesta fase não parar de mexer para as gemas não coagularem). Acrescente o chocolate derretido e mexa até dissolver.Numa vasilha com água gelada amoleça a gelatina incolor sem sabor, escorra-as, transfira-as para a panela e mexa até dissolver.Derrame a bavaroise em potinhos individuais ou numa travessa e leve à geladeira por 12 horas.Sirva acompanhada de calda de frutas vermelhas e chantilly.CALDA DE FRUTAS VERMELHAS Num liquidificador bata o morango, a framboesa, a amora e o vinho branco doce para sobremesa. Transfira para uma panela e leve ao fogo até que levante fervura. Coloque numa vasilha e reserve na geladeira.CHANTILLY Coloque um bol de inox no freezer por 40 minutos.Retire o bol do freezer, coloque o creme de leite light, o adoçante em pó, o extrato de baunilha e bata (com uma batedeira ou batedor aramado) até obter uma consistência cremosa de chantilly.

Rendimento:
6 porções


Enviada por:
Chef Pedro Paulo

Ratatouille

Em homenagem ao filme Ratatouille hoje vou preparar um prato campones... Ratatouille!
por Saul Galvão
O ratinho Remy está fazendo muito sucesso e mostrando que cozinha é coisa séria, na qual a atenção aos detalhes é importante.

O nome do filme não poderia ser mais feliz, pois remete à um dos pratos mais representativos da saudável e aromática cozinha do Mediterrâneo. Um refogado com muitos dos ingredientes típicos dessa cozinha, como o azeite de oliva, berinjela, pimentão, abobrinha, cebola e alho.
A ratatouille é uma receita típica da Provence e extremamente popular em toda França, onde é servida como entrada ou acompanhando outros pratos, como vários assados. Também fica ótima fria.
A receita é generosa, dá para seis ou oito pessoas e já foi publicada, há um bom tempo, no meu livro “A cozinha e seus vinhos”.
Ela é bastante detalhista e já me deu muito prazer, pois costumo prepará-la de tempo em tempo.
O ratinho Remy certamente iria destacar que a escolha de ótimos ingredientes é mais do que importante e iria ainda acentuar que um azeite de oliva de primeira pode dar um toque especial ao prato.
°

Agora vamos a receita amiguinhos? Eu já preparei esse prato e garanto que ele é super fácil... O pulo do gato é arrumar bem o prato onde vai servi-lo!
Ingredientes:
*4 berinjelas médias
*sal grosso
*2 pimentões vermelhos
*2 pimentões amarelos
*4 abobrinhas mais ou menos do mesmo tamanho
*2 cebolas
*3 dentes de alho
*6 colheres de sopa de azeite de oliva
*2 ou 3 ramos de manjericão
*sal e pimenta-do-reino.
Modo de fazer:
Corte as berinjelas em fatias longitudinais de perto de um centímetro de espessura. Disponha numa assadeira e espalhe bastante sal grosso por cima. Deixe descansar durante uma hora. As berinjelas vão soltar bastante água e devem perder um pouco do amargor.
Enquanto isso prepare os demais ingredientes. Se quiser, descasque os pimentões. Sem as cascas, eles ficam mais fáceis de digerir. Para isso, espete num garfo de cozinha e leve diretamente à chama do gás. Vá virando até queimar, até deixar preta, toda a superfície. Retire a pele sob água corrente, esfregando com as mãos. Retire os talos, as sementes e corte em quadrados de uns dois centímetros.
Corte a abobrinha em fatias e depois em cubos de mais ou menos uns dois centímetros.
Pique as cebolas, os dentes de alho. Corte com as mãos as folhas de manjericão.
Passado o tempo de descanso no sal (uma hora), prepare a berinjela. Retire as fatias do sal e lave muito bem. É bom lavar umas duas vezes para retirar o sal. Seque com cuidado e corte em quadrados de uns dois centímetros.
Com todos os ingredientes preparados, esquente o azeite numa frigideira grande e pesada. Fogo baixo. Refogue rapidamente a cebola e o alho. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Acrescente os demais ingredientes (berinjelas, abobrinhas e pimentões).
Vá refogando no fogo bem baixo, mexendo de tempo em tempo com a colher de pau, até cozinhar os vegetais. Deve secar o líquido que eles naturalmente soltam, o que leva de 20 a 30 minutos.
Salgue, apimente e retire do fogo. Espalhe por cima o manjericão e sirva.
Sugestões de vinhos:
Admite tintos, brancos e rosados. Prefiro os tintos aromáticos e meio robustos como os da Provence. Um bom Dão, um Montepulciano d´Abruzzo podem ser adequados. Quem preferir os brancos, deve escolher exemplares bem secos e aromáticos, como alguns do Sul da França e das Côtes du Rhône. Na Provence, o rosado local muitas vezes acompanha a ratatouille. Escolha um rosado seco, de preferência do Sul da França, como Lirac, Tavel e Bandol. Mas há ótimos rosados também em Portugal e, mais recentemente, na Argentina (rosados de Malbec).

Oscar 2008


Nosso querido ratinho cozinheiro foi indicado há vários prêmios, e ganhou alguns...

Parabéns a todos que realizaram esse trabalho lindo!